Connect with us

Saúde do Corpo

Por que a incidência de câncer aumentará mais na América Latina

Uma nova pesquisa mostrou que a região apresenta o maior índice de morte e de diagnóstico tardio da doença, em comparação com países desenvolvidos

 

A América Latina corre o risco de perder o controle da crescente epidemia de câncer  e ainda falir seu sistema de saúde devido aos altos custos da doença. De acordo com uma análise feita pelo Observatório de Oncologia e pela Alianza Latina a partir de dados apresentados durante o Fórum da Alianza Latina, realizado na cidade de São Paulo, a região apresenta o maior índice de morte e de diagnóstico tardio da doença, em comparação com países desenvolvidos.

Estima-se que a incidência anual de novos casos de câncer na América Latina aumente em 33% (para cerca de 1,68 milhão de novos casos) em 2020 – atualmente, são cerca de 1,3 milhão de casos. Em 2030, os pesquisadores estimam que o câncer também causará mais de 1 milhão de mortes.

Isso porque, mesmo com uma incidência menor de casos da doença, quando comparada aos países desenvolvidos, na América Latina ainda se morre mais de câncer – são 13 mortes em cada 22 casos diagnosticados; nos Estados Unidos, o número de mortes é de 13 para cada 37 casos, na Europa, são 13 mortes para 30 casos.

“Essa diferença está na maneira como se olha a doença. Enquanto nos países desenvolvidos há melhores programas de prevenção e diagnóstico precoce da doença, na América Latina os casos são, em sua maioria, ainda diagnosticados nas fases terminais”, explica Tiago Cepas, pesquisador do Observatório de Oncologia. Nos EUA, quase 60% dos casos têm diagnóstico no início da doença. No Brasil, esse número cai para 20%.

Entre as principais causas de mortes por câncer em homens estão os tumores de pulmão, próstata, cabeça e pescoço, enquanto em mulheres foram os tumores de mama, pulmão e colorretal.

Continue Reading
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Veja Também

Copyright © 2018 Dr.Saúde Seu mais novo canal da saúde. Desenvolvido por ag2one.com